A decisão do Canal Panda em transmitir Sailor Moon apenas de madrugada deverá ser irreversível.
"Fomos obrigados a alterar o horário de Sailor Moon", uma vez que "tivemos muitas queixas por parte dos pais, que nos informaram que esta série provoca medo nas crianças mais jovens", respondeu o Canal Panda a uma reclamação enviada por uma utilizadora do nosso Fórum.
Na mesma mensagem, a estação de televisão afirma que as crianças "tinham pesadelos e fomos obrigados a alterar o horário".
Recorde-se que, tal como foi avançado, na semana passada, o Canal Panda terá recebido "imensas queixas de pais" relativas a Sailor Moon, "que julgam muito violenta para a faixa etária mais jovem".
Fonte: Sailor Moon Portugal
Resultado, agora Sailor Moon é transmitida à 1h30 entre Domingo e Quinta-feira e às 00h30 à Sexta-feira e Sábado. É triste ver o anime transmitido a esta hora, depois da grande festa que foi o regresso de Sailor Moon a Portugal.
Então agora falo eu desta tamanha estupidez.
O leitor está à vontade de ler, sob sua conta e risco de poder ficar ofendido com o que vou dizer. Este é o meu espaço, eu digo o que quiser aqui, se não gostar, deal with it. ALT + F4 e boa viagem~
Queridos papás e mamãs incompetentes.
Sou uma jovem de 20 anos, e eu tive a sorte de poder assistir Sailor Moon quando andava na escola primária, e garanto, nessa altura todas as crianças gostavam disso. Não importava serem meninos ou meninas, ninguém tinha medo disso, pelo contrário, era um fascínio enorme vermos todos os dias a nova aventura, e depois irmos brincar para a rua, lutar contra o monstro daquele episódio.
Doutras vezes inventávamos novas Sailors, novos ataques, novos vilões, e desafiávamos os "inimigos" com bilhetes passados durante as aulas, para uma batalha cheia de poderes mágicos, que se desenrolava no intervalo. Até os rapazes deixavam a bola na sala e não jogavam futebol, para se juntarem na batalha.
Lembro-me de eu ter juntado as minhas Barbies todas e vestir cada uma delas o mais parecido possível com cada navegante, com as roupas que tinha, criar vários desenhos com os fundos usados nos ataques e transformações do anime, e juntamente com uma prima minha, brincarmos assim às navegantes, vezes e vezes sem conta.
Lembro-me de ter desenhados várias tiaras em papel, iguais às do anime, e andar com elas por casa. Lembro-me que nas férias acordava bem cedo só para ver Sailor Moon.
Lembro-me de ficar fascinadíssima ao ver a Wanda Stuart e não conseguir tirar os olhos do cabelo dela, por ser igual ao da Sailor Mercury, e desejar ser eu também a Sailor Mercury, com cabelo azul e tudo.
Lembro-me de imitar as transformações de cada Sailor, e imaginar-me a ficar com super poderes, e esperar que um dia... um dia!, ficasse realmente uma Sailor.
Lembro-me que quando me ofereceram a minha cadela quando fiz 9 anos, liguei toda feliz à minha prima e ela me disse logo para lhe chamar Luna, como a gata Luna do anime (sim, é uma gata, aqui é que a puseram como sendo um gato).
Lembro-me de ter sonhos com Sailor Moon, sonhos esses em que eu acordava sempre fascinada, e revivia o sonho uma vez e outra, e outra, e outra. Ainda me lembro de um desses sonhos, ao fim de tantos anos, e é sempre bom pensar nele e recordá-lo :3 (mesmo eu nesse sonho ter sido uma vítima de um Daimon xD o que interessava mesmo era o sonho ser sobre Sailor Moon).
Lembro-me que um dia fui à rua e vi uma criança da minha idade com um guarda-chuva com as Sailors desenhadas, eu não conseguia tirar os olhos dela, e desejava tanto, mas tanto, ter um guarda-chuva igual àquele! E aconteceu-me igual quando fui a casa de uma outra moça e ela tinha um baú com a Sailor Moon desenhada, fiquei completamente fascinada.
Lembro-me de que não se falava doutra coisa entre todas as crianças, era um fascínio enorme, era o sonho de toda a miudagem tornarem-se navegantes e poderem lutar contra os inimigos.
Lembro-me que decorridos mais de dez anos, ainda sei a música toda que dava na versão portuguesa, e o mesmo acontece com a minha mãe.
Lembro-me que quis muito aprender violino, só porque a Michiru tocava violino, mas infelizmente acabei por não ter oportunidade para isso.
Lembro-me que quando me compraram um casaco com gola de marinheiro, eu vestia-o toda feliz e orgulhosa e sentia-me a Sailor Moon. Andava sempre a puxar a gola pra descer mais um pouco e ficar mais comprida, e ainda mais Sailor parecer.
Lembro-me de muitas mais coisas, que marcaram a minha infância, mas não vou continuar, a lista já vai bem extensa.
Ano passado decidi rever todo o anime de Sailor Moon, e... oh maravilha, voltar a recordar toda a minha infância! Lembrava-me de temas usados no anime, de episódios completos, de personagens (boas e más), de monstros, de ataques... e falando em ataques, qualquer pessoa que tenha assistido Sailor Moon na sua infância, vai sentir arrepios bons na espinha ao rever as sequências de transformações e ataques, e vai-se lembrar de ter visto aquilo, e recordará ainda mais a sua bela infância.
Agora vamos lá a pensar. Toda uma geração assistiu Sailor Moon, e todas as crianças guardam boas memórias desses belos tempos da infância. E quem fala em Sailor Moon, fala no Dragon Ball, Samurai X, Pokémon, Digimon... Qual violência, a gente sonhava acordada com aquilo, e fazia-nos as delícias.
Mas, vamos mostrar isto ainda de uma perspectiva mais global. Sailor Moon estreou no Japão em 1992, e no fim da transmissão da primeira temporada, só havia telefonemas de pais preocupados com os filhos, porque eles andavam super deprimidos por Sailor Moon ter acabado, ao ponto de nem comerem. Está certo que isto é um exagero, mas é para mostrar bem como Sailor Moon teve um tremendo sucesso em todo o Japão. E no fim da segunda temporada, a criadora de Sailor Moon decidiu criar mais três temporadas extra, que não estavam no plano original da história dela, tal foi o sucesso que o anime teve no Japão. E, 20 anos depois, o sucesso mantém-se, e em todo o mundo se fala em Sailor Moon, foi um tremendo sucesso a nível MUNDIAL, desde miúdos a graúdos. Sailor Moon e Dragon Ball foram provavelmente dos animes com mais sucesso na história dos animes.
Então algo se passa aqui. Todo um mundo gosta de Sailor Moon, e aparecem aqui meia dúzia de putos com medo disso? Então, o problema é deles certamente. Estarei a dizer que eles têm algum problema? Possivelmente estou. Ou então é culpa de os pais os "fecharem" numa redoma de vidro, e os tolherem de tal maneira, que só de apanharem uma aragem de vento, ficam logo doentes. De quem é a culpa? Dos pais. Eu lembro-me, quando era beeeem pequena, davam os anúncios de "tenha cuidado com as crianças pelo Natal", e um miúdo ia ao armário e agarrava num frasco de ácido sulfúrico, e aquilo deu-me um tal medo, que fiquei mesmo aterrorizada. Mas eu, graças aos céus, soube ultrapassar isso sozinha, sem ser preciso escrever uma carta para retirarem o anúncio da televisão. E porquê? Porque eu era uma bela guerreira que lutava pelo amor e pela justiça (ou seja, uma navegante), então não podia ficar a ter medo de uma estupidez dessas.
Até digo mais, muitas crianças assistiram filmes como "The Brave Little Toaster", que são filmes com cenas de terror, destinadas às crianças. Muitas pessoas, agora já crescidas, continuam a ficar assustadas a ver isso (incluindo eu), no entanto, o filme marcou-nos de tal maneira que não é possível cansar de o ver uma vez e outra. Havia uma parte nesse filme que nunca consegui ver, tal medo me dava (para quem conhecer o filme, era a parte em que o ar condicionado se avariava). Os meus pai sabiam desse meu medo, e nunca me proibiram de ver o filme, mesmo eu sendo tão pequena ainda que nem na escola andava. Seriam pais incompetentes? Não. Eram pais que queriam que eu enfrentasse e superasse os meus medos, para ser alguém melhor no futuro. E eu, actualmente, agradeço muito isso. Mas e os pais de agora? Ai tem medo, não vê, vamos mandar mail para tirarem isso da televisão, antes que crie um trauma no menino ou na menina, ai credo, Deus nos livre de tal coisa sequer! Vocês estão a criar o quê? Homens e mulheres ou caganitas cheias de medo até de uma mosquinha que passe a voar na frente delas? Deixem os vossos filhos crescerem naturalmente, se têm medo, conversem com eles sobre isso, façam-nos superar o medo, ao invés de fugirem dele. Deixem-nos crescerem livres e saudáveis, e não tolhidos com mimo a mais, protecção a mais, seja o que for e que seja dado a mais. O que vocês irão ganhar daqui a uns anos serão uns adultos completamente inúteis para a vida, sem independência, que à mínima coisa, fogem logo para debaixo das saias da mamã. Resumindo, eternos meninos da mamã e do papá. Tenham vergonha na cara. Antigamente não havia estas fiteirices dos pais, e as crianças cresciam e tornavam-se homens e mulheres com valor, com educação, competentes, destemidos, corajosos e úteis. Não havia mimos nem papás e mamãs a preocuparem-se com o coitadinho ter tido um pesadelo, cresciam por si mesmos, aprendiam que a vida não era assim como agora os pais querem transmitir aos filhos que é, e tornavam-se pessoas de valor. Muitas crianças iam trabalhar ainda bem novas, e isso, mesmo tendo sido uma vida dura para elas, foi a melhor escola que podiam ter tido: a escola da vida.
Por outro lado, pode também ser culpa da boa da lavagem cerebral que é feia aqui, que só Gormitis e Transformers é que rulam, e não são violentos, pois eles não demonstram ter medo disso, e depois chegam à escola e vá de lutar como eles, pontapé daqui e murro dali. Conheço muitos casos assim. E isso não é violento? Claro que não! Ver os Morangos com Açúcar não tem mal nenhum, aliás, até é bom que eles aprendam a ser rebeldes e mal comportados e com a mania que podem fazer tudo, porque assim é que irão aprender a ser independentes. E isso dos Morangos já se reflectiu muito nas escolas, desde primária até ao secundário. POR FAVOR.
O que é violento é mesmo ver um grupo de moças vestidas com saias a usarem poderes mágicos e a salvarem alguém do inimigo. Já pra não falar da grande violência que é ver as Starlights a mudarem de sexo quando se transformam em Sailors, isso pode gerar grandes traumas nas crianças. Mas verem o Zé Castelo Branco não é trauma nenhum. Pode também ser um trauma enorme verem a Sailor Moon a lutar nua no último episódio e no fim ir abraçar o namorado, sem roupa nenhuma, mas ver pornografia é fixe e não faz mal nenhum.
Opá. Cresçam mas é, o mundo não é como todos os dias vocês assistem no Noddy, no Ruca, e outras porcarias do género (para não lhes chamar outra coisa). Sailor Moon já passou no Panda, na SIC, na TVI e não me lembro se chegou a passar na RTP, e nunca houve queixa em canal NENHUM, em nenhuma altura.
Com Sailor Moon, aprendemos várias coisas, entre elas, o que é o amor, a amizade, a união, a fidelidade, a sinceridade, valores que cada vez menos se vêm nos dias que correm. E para reforçar isso, tenho o argumento que vi todo o anime no ano passado, e com a minha idade, creio que já sou capaz de ver por mim mesma as coisas e interpretar. Paizinhos, já pensaram por acaso que no meio de tanta violência de Sailor Moon, se aprendem esses valores? É que no que os vossos filhos devem ver para além de Sailor Moon, aposto que não ensinam nada dessas coisas, não instruem os vossos filhos em nada de jeito. E a falta desses valores cada vez se nota mais nas crianças de hoje em dia, e eu sei do que falo, sei bem demais, infelizmente. Agora é só ver canalha a portarem-se como gente grande (e inconsciente). Mas claro, isso foi culpa de verem a Sailor Moon. Ai, o meu filho ficou bêbado, foi de ter visto a Usagi bêbada. Credo! Que exemplo horrível!
Um último detalhe. O anime foi suavizado e infantilizado realmente com o propósito de poder ser visto por crianças sem problemas, porque a manga (o original), é um bocado mais madura e violenta. E a adaptação feita para a televisão nunca criou problemas. Só agora mesmo, com estas flores de estufa. Então o problema realmente não é do anime.
Querem saber outra?
"Sailor Moon, de acordo com a Toei Animation (a empresa que criou o anime), tem como público-alvo as meninas com idades entre os 6 e os 9 anos."
O que reforça a minha teoria, o problema é mesmo das mentes das crianças de agora.
E com esta pergunta acabo o meu post:
Pais, vocês podem realmente considerar-se pais?
Eu tenho grandes dúvidas em relação a isso. E toda a gente que tenha assistido a Sailor Moon, em todo o mundo, concordará comigo, não duvido.
Fica aqui a dica, em vez de perderem tempo a mandar mails para o Panda a reclamarem de algo que está LONGE de ser traumático, percam tempo a educar os vossos filhos, e a ensinarem-lhes os valores que caíram no esquecimento, a mostrar-lhes o que realmente é bom (isto se souberem o que é isso tudo de que eu falei.). Com pais assim, não é possível que os filhos cresçam e se tornem pessoas de valor. Eu tenho medo do que estas crianças se irão tornar.
Isto do blogger não tem para aqui um botão 'like'? Isto foi bem dito.
ResponderEliminarObrigada!
ResponderEliminarEu despejei tudo o que tinha pra dizer aqui, doa a quem doer xD
fiz um comentario parecido ha algum tempo no smpt
ResponderEliminarainda bem q ha mais pessoas com a mesma opiniao que eu ;)
fiz um comentario parecido ha algum tempo no smpt
ResponderEliminarainda bem q ha mais pessoas com a mesma opiniao que eu ;)
Wow, conseguiste ler tudo? o.o
ResponderEliminarObrigada pelo comentário =)
É bom ver que não estou sozinha na minha opinião xD